quarta-feira, 26 de março de 2014

Projeto generosidade: “Sinto que tenho um propósito de estar aqui”, diz Cleo Pires

Atriz se dedica a quatro projetos sociais, sendo um deles em Cabo Verde, o arquipélago africano onde também se fala português. Ela conta que destina 10% de tudo que ganha para ajudar o próximo e diz que a atuação no terceiro setor faz toda diferença em sua vida
cleo pires (Foto: marcelo correa)

























É só Cleo Pires começar a falar de projetos sociais que seus olhos brilham. A atriz de 31 anos ajuda quatro instituições e destina 10% de toda a sua renda para o terceiro setor. “Tenho uma conta que se chama ‘conta fundação’. De todo dinheiro que ganho com venda de imóvel, trabalho, separo 10% para esse fim”, explica ela. “Cresci achando que é normal você querer as coisas para você e para os outros. Quando eu era criança, a gente fazia o Natal da creche do Terreirão (comunidade na Zona Oeste do Rio de Janeiro). Fui tendo independência, mais dinheiro e contatos, e fui aumentando meu raio de participação.”
Um projeto com o qual Cleo está envolvida é o Jovens Agentes Ambientais. A atriz gostou tanto da iniciativa do Instituto Inhotim, localizado na região de Brumadinho, Minas Gerais, que, em abril do ano passado, patrocinou um braço do programa em Araras, distrito de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.
Generosidade (Foto: Revista QUEM)
Mobilização
O projeto promove a inclusão socioambiental juvenil e o despertar do olhar crítico em busca de ações que promovam a qualidade de vida e a conservação do local em que os jovens estão inseridos. Orgulhosa, ela conta que os formandos já se mobilizaram. “Eles tiveram a ideia de um biodigestor para o esgoto da comunidade e identificaram que lá não tinha coleta de lixo discriminada.”
Outro projeto com lugar especial no coração da atriz e que deve sair do papel até o meio do ano é o Água nas Escolas, desenvolvido em Cabo Verde, na África. “Muitas crianças têm que andar 10 quilômetros para ir à escola e, chegando lá, não têm água”, conta a atriz, que bolou o programa com um amigo, Igor Tameirão, ganhando a parceria da Comissão Internacional da Unesco e do Ministério da Educação do país.
A meta é identificar a razão da escassez de água e resolver, inicialmente, o problema de abastecimento de três a quatro escolas da região. “É um lugar muito especial, em que mais de 90% das pessoas são alfabetizadas, mas ao mesmo tempo não tem nenhum recurso natural. Para eles, água é uma joia rara”, diz ela, que é Embaixadora das Águas da Unesco.
Cleo também é madrinha da Casa Arte Vida, uma ONG que promove, fora do turno escolar, cidadania e cultura para crianças de 5 a 12 anos da comunidade de Capoeira Grande, na Zona Oeste do Rio. “Já fizemos bazares e melhoramos as condições das crianças”, diz Cleo, que está envolvida, ainda, com a escola de samba mirim Pimpolhos da Grande Rio, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense. Junto com Camila Soares, presidente da agremiação, a atriz, que é madrinha da escola, apoia o projeto Escola de Carnaval, que visa à criação de um núcleo de pesquisa e desenvolvimento para pensar o Carnaval como um negócio, profissionalizando os trabalhadores do setor para que estejam empregados durante todo o ano. “As pessoas estarão mais inseridas na sociedade e diminuirão as desigualdades”, acredita a atriz.
Ver, pegar, ouvir 
Cleo afirma que se sente recompensada com suas experiências no terceiro setor. “Sinto que tenho um propósito de estar aqui. É muito satisfatório quando você trabalha para uma coisa muito maior que você, que mexe profundamente com a vida das pessoas. Faz tanta diferença na minha vida!”, analisa. “Mas entendo que nem todo mundo está emocionalmente disponível para esse tipo de trabalho. Algumas coisas te tocam e não tocam o outro”, acredita a atriz, que participa ativamente dos projetos com os quais se envolve. “Eu gosto de ver, pegar, ouvir as pessoas que estão sendo beneficiadas por aquele dinheiro, ver se as coisas estão funcionando direito. Sou bem mão na massa”, afirma ela.
cleo pires (Foto: marcelo correa)






















Fonte:Quem 

Um comentário:

  1. Admirava a Cleo mas depois de ver que ela está imitando uma tal de Angelina Jolie passei a não gostar mais.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...