domingo, 21 de outubro de 2012

Personagem de Cleo Pires em 'Salve Jorge' mostrará a dança turca


A dança turca — também conhecida como Roman Dance — da moderninha Bianca, personagem de Cleo Pires em ‘Salve Jorge’, que estreia amanhã, promete conquistar o Brasil. A atriz será vista de barriga de fora, remexendo as cadeiras e dançando com véus, embalada por músicas instrumentais. Cleo vai lançar moda. “Danço para o meu marido”, entrega ela.

Constantemente confundidas, as danças do ventre e turca possuem suas particularidades. “Elas têm a mesma raiz, mas muda da Índia para o Egito, para a Turquia. A dança indiana, por exemplo, tem muito movimento de cabeça, olhar. A turca tem a coisa de mexer mais os braços, o ventre, é mais aciganada”, explica Cleo, que fez muitas aulas para chegar a uma conclusão.
Cleo mostrará dança turca na novela | Foto: Divulgação
Cleo mostrará dança turca na novela | Foto: Divulgação
“Ela é mais abrangente do que só mexer o quadril, tem um direcionamento da parte interna do músculo. Às vezes fico frustrada por não conseguir fazer determinado movimento, mas já fiz muitos avanços”, garante a atriz, que dança para o marido, o publicitário João Vicente de Castro avaliar. “O meu teste é ele, que é muito crítico, sempre me dá uns toques para melhorar”, entrega ela.
Para a personagem, Cleo contou com a colaboração da antropóloga, bailarina e coreógrafa Patrícia Passo, precursora da dança turca no Brasil. “A Patrícia é um acontecimento dançando”, elogia a atriz.

A professora divide o tempo entre as aulas que dá no Rio e em Madri, na Espanha. A bailarina garante que homens e mulheres podem aprender os passos. “Em qualquer idade e com qualquer forma física. Esse movimento circular que se realiza com os quadris é natural do corpo humano. É uma ótima forma de potencializar a feminilidade”, defende ela.

Nas academias, muitas mulheres já estão procurando aulas da modalidade, que ainda são raras no Rio. As alunas da própria Patrícia, no entanto, acreditam que a moda vai pegar.

“A dança, originalmente cigana, é considerada uma das mais sensuais do Oriente. É feminina, mas ao mesmo tempo forte. Mas não tem apelo sexual. A mulher que tentar aprender dança turca para conquistar namorado não vai aguentar o tranco. São movimentos de esforço, é preciso alongamento antes. Não é chegar e fazer”, esclarece a aeroviária Marcia Dias.

Mariana Morais, que é professora de dança flamenca, vê na dança turca umaoportunidade para para aliviar o estresse. “Me sinto bem mais relaxada. E olha que meu filho, que tem apenas 1 ano, não me deixa dormir”, conta ela, que também não usa a dança para sedução. “É muito mais do espírito do que do corpo”.

Já a decoradora Roberta Direnna, que faz aulas há apenas um mês, garante que a prática é puxada. “Já fiz balé e dança de salão. Para mim, a dança turca é a mais difícil. Mas tem sido um desafio prazerozo”, avisa.

Atriz é uma das estrelas de 'Salve Jorge' | Foto: Divulgação
Atriz é uma das estrelas de 'Salve Jorge' | Foto: Divulgação
AFINA A CINTURA E ACENTUA FORMAS DO CORPO

O universo da dança oriental não é novidade para Cleo Pires. Em 2009, a atriz viveu Surya, em ‘Caminhos das Índias’, e precisou se aperfeiçoar. “Naquela personagem, a dança não era tão fundamental, diferentemente de agora. Aprender uma nova dança é desafiador. Me senti viva o tempo todo, uma energia latente, abundante e intensa”, filosofa. 

A dança turca traz benefícios também na hora de queimar calorias. “Os movimentos trabalham principalmente a musculatura pélvica e o abdômen. Também fortalecem glúteos e pernas. As movimentações dos quadris afinam a cintura, acentuam as formas do corpo. A rapidez e agilidade dos movimentos queima calorias e acelera o organismo, produzindo endorfinas que elevam o estado de espírito”, detalha a bailarina Patrícia. 

Fonte:O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...