Uma tem o estilo Barbie moderna. A outra é o símbolo da executiva poderosa. Assim, a figurinista Marília Carneiro, de “Guerra dos sexos”, define o visual das atrizes Mariana Ximenes e Gloria Pires na trama das 19h. Desde que a novela de Silvio de Abreu estreou, no início de outubro, as peças usadas pelas atrizes — batons, esmaltes, colares, vestidos — figuram entre os itens mais pedidos na Central de Atendimento ao Telespectador (CAT) da Globo. Por trás dos guarda-roupas elogiados — e também copiados —, Marília conta que não buscou referências específicas:
— Eu tenho mão para figurino contemporâneo. Gosto de fazer e acho que faço com tanto empenho que não pode dar errado, né? — brinca.
Embora, na ficção, tanto Juliana (Mariana) quanto Roberta (Gloria) sejam executivas envolvidas com o mundo da moda, elas possuem estilos bem diferentes, pontua a figurinista.
E se o visual da atriz tem um apelo bastante monocrático, o de Gloria pode ser descrito como uma explosão de cores. Marília, que trabalhou com a atriz em “Dancin’ days”, de 1978, garante que ela nunca apareceu tão sexy na TV.
— Ela era sempre a boa moça, a governante. E foi um desafio para mim fazê-la assim. Quis aproveitar que ela está com uma forma física exemplar. E comecei a brincar com as cores — observa Marília, contando que usa tons inusitados como verde-menta, abóbora, lilás e amarelo-limão.
Nas araras de Roberta Leone, há vestidos gráficos, chemises mais aderentes e saias estampadas combinadas a blusas sem gola, lisas, de malha ou de seda. Uma “tendência”, segundo Marília. Apesar do decote em V ser bastante presente, ele não tem nada de muito chamativo, porque “Gloria é mais recatada, sempre dá uma fechadinha”.
—Ela é uma executiva bacana que não precisa ser careta nem perua. Tem cor, mas não tem babado, é justa, mas não é grudada — analisa Eliza.
Nos pés, Gloria usa sandálias e plataformas de saltos altíssimos. No mínimo 12 centímetros, entrega a figurinista. Os acessórios dourados e prateados se misturam, sem medo. E a pedraria, em braceletes e brincos, foi ideia de Marília.
— Conversei com o Antonio Bernardo (designer) e pedi peças que estavam no fundo do baú, que ele nem pensava mais em relançar.
A parte dos pés, mãos e cabelos ficou com Erica Monteiro, a conceituadora de caracterização. Ela fala que optou por tons alaranjados para as unhas das duas atrizes. Enquanto Mariana tende para os rosas, mais flúor, Gloria usa cores mais opacas como pêssego, tangerina e, agora, vinho.
— A Juliana não é tendenciosa, montada, mas passa referências de moda. E na Gloria quisemos marcar bem o luto da personagem e o depois, quando começou a gostar do Nando (Reynaldo Gianecchini) — explica Erica.
Fonte:Extra e Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário