domingo, 16 de setembro de 2012

Gloria Pires de A a Z



A - Adiada - A lua-de-mel de Glória e Orlando Morais estava marcada para abril de 1988, mas teve de ser desmarcada por um bom motivo: Dennis Carvalho tinha convidado a atriz para interpretar a vilã Maria de Fátima, na novela Vale Tudo, que marcou a TV brasileira.

B - Bonita - Quando criança, foi recusada pelo diretor Daniel Filho para a novela O Primeiro Amor, em 1971. Naquele momento, quase desistiu da carreira. O diretor disse que Glória tinha muito talento, mas não era bonita o suficiente para o papel.

C - Contrato - A atriz tem contrato com a Rede Globo até 2014.

D - Divórcio - Foi casada com o ator e cantor Fábio Jr. por cinco anos, com quem teve a primeira filha, a também atriz Cleo Pires.

E - Estreia - Glória viveu sua primeira grande personagem em 1978, na novela Dancin' Days, na qual interpretava Marisa, a filha rebelde de Júlia, vivida por Sônia Braga, a protagonista.

F - Fumante - Em 2008, a atriz trabalhou no longa É Proibido Fumar, de Anna Muylaert, no qual interpreta uma professora de violão viciada em cigarros. No filme, ela faz par romântico com Paulo Miklos (O Invasor).

G - Gêmeas - Um dos papéis mais marcantes de Glória Pires foi em 1993, quando interpretou as gêmeas Ruth e Raquel, na novela Mulheres de Areia. As gêmeas boa e má lhe renderam o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) como Melhor Atriz do Ano.

H - Humor - Em 1974, ela trabalhou em diversos programas de comédia, como Faça Humor e Não Faça a Guerra, no qual trabalhou com o pai, Antônio Carlos.

I - Ingrata - Uma das personagens memoráveis da atriz foi na trama Vale Tudo, pela qual se destacou como a vilã Maria de Fátima e levou o título de filha mais ingrata da TV brasileira.

J - Juntas - Mãe e filha vão trabalhar em uma superprodução brasileira com orçamento de R$ 12 milhões para os cinemas. Glória e Cleo vão atuar em Lula, o Filho do Brasil. Glória será a mãe do presidente, Dona Lindu, e Cleo vai interpretar Maria de Lurdes, a operária com quem Lula se casou pela primeira vez.

L - Lar - O escritório principal do Instituto Social Elza Pires do Projeto Casazul fica na antiga casa de Glória Pires, onde morou e cresceu com seus pais e a irmã.

M - Maridão - Ela é casada com o músico Orlando Morais, com quem tem três filhos: Antônia, Ana e Bento. Na maioria das novelas, as músicas das personagens que interpreta são compostas pelo marido.

N - Novelas - A atriz começou cedo e já atuou em 21 novelas, sendo considerada a "Dama das Novelas".

O - Oscar - No filme O Quatrilho, de Fabio Barreto, Glória interpreta a esposa num casal de imigrantes italianos. O filme foi indicado ao Oscar como Melhor Filme estrangeiro em 1996 e ganhou diversos prêmios no Festival de Havana e no Festival de Cinema de Viña Del Mar.

P - Palco - Apesar de fazer muitas novelas e alguns filmes, ela nunca atuou em um palco de teatro.

Q - Quase - O diretor Dionísio Azevedo, de A Pequena Órfã, gostou da participação de Glória na abertura da novela e a convidou para integrar o elenco de crianças do orfanato. No primeiro dia de gravação, ela sofreu uma hemorragia nasal e foi afastada. Quando a atriz Patrícia Ayres foi retirada da trama por problemas contratuais, Glória teve outra chance.

R - Raízes - Seus pais são Elza Pires e o ator Antônio Carlos Pires. Ela tem uma única irmã, chamada Linda Pires.

S - Sossego - Em 2008, Glória se mudou com a família para Paris, na França, onde pretende descansar por um ano fazendo atividades domésticas rotineiras que não consegue fazer no Brasil por falta de tempo. Não é a primeira vez que a família da atriz sai do país atrás de sossego. Em 1998, foram todos morar em Los Angeles (EUA).

T - Telonas - No cinema, a atriz já apareceu 13 vezes. Se Eu Fosse Você 2 é a primeira continuação de sua carreira cinematográfica.

U - União - Comemorou o aniversário de 20 anos de casamento no show de Gilberto Gil em Paris, na França.

V - Vilã - Sua personagem Maria de Fátima, em Vale Tudo, é considerada uma das vilãs mais inesquecíveis da TV brasileira. Ela tinha somente 25 anos e dividiu o Troféu Imprensa com outra grande atriz, Beatriz Segall, com quem contracenou na mesma novela.

X - Xiii... - As cenas finais da novela Cabocla foram impossibilitadas de serem gravadas e atrasaram porque Glória teve uma intensa crise de stress e ficou internada por duas semanas na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro.

Z - Zodíaco - Glória Maria Cláudia Pires de Moraes nasceu no dia 23 de agosto de 1963, no Rio de Janeiro, sob o signo de Virgem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...